sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Ser Urso é ser Macho?

Ainda que ter comportamento masculinizado e ser discreto seja uma característica atribuída a nós ursos, não é todo mundo no movimento que dá importância a esse requisito, em algumas vezes isso é uma questão de escolha, uns encaram com ironia, mas há outros que não conseguem controlar os trejeitos e tem atributos físicos que o aproximam do estereótipo feminino, que os acompanham desde filhotes, como por exemplo a voz...
De qualquer maneira no meio Bear se valoriza o estereótipo e o comportamento machão.
Tenho recebido muitas mensagens falando sobre as "Ursulinas". O tema é delicado pois a razão para um urso se comportar ou não de maneira afeminada é relativa. Pode ser algo incontrolável, ou pode ser que o cara esteja querendo se impor, ser notado ou quer apenas que as pessoas se incomodem com eles e lhe de uma boa surra.
Imagina um urso no meio de bichas magrelas que se tratam como mulher, não iria dar certo e definitivamente isso não faz parte do comportamento Bear.
Não que não exista entre nós, uma brincadeira ou outra que siga esse tipo de preconceito, mas é evidente que é algo moderado. 
Também devemos reconhecer que a procura por caras mais discretos vem de uma repulsa por comportamentos afeminados e inconvenientes. Essa repulsa pode gerar um tipo de preconceito entre nós... Como isso é uma questão de gosto e gosto não se discute é melhor que os Ursos freqüentem as tocas e tenham seus territórios demarcados para que não haja conflito.
Mas sem esquecer que somos todo iguais e queremos ser reconhecidos e socialmente ainda que tenhamos comportamentos diferentes.

Wooof!

2 comentários:

Y. Hunter disse...

Otimo Post.

Anônimo disse...

Este post tem grandes verdades do mundo ursino.
1- Somos preconceituosos com gays que mostran-se afeminados (Erro grave!);
2- Nem todo mundo consegue controlar trejeitos ou mesmo tom de voz (Respeito a diferença é sempre muito solicitado pelos homosexuais)

Somos todos gays, merecemos respeito, e devemos respeitar os gostos de outros.