domingo, 6 de novembro de 2011

Existe movimento Ursino no Brasil?

*Essa matéria foi escrita pra extinta Ambear, mas a revista não é mais publicada.



Dentre as ínumeras respostas que podem existir para essa questão, podemos priorizar duas que seriam SIM e NÃO.

Vamos começar pelo NÃO:

Não há movimento ursino no Brasil. Ninguém sabe que existimos o "nosso mundo" não faz sentido a pessoas que não se identificam com ele, somos somente um bando de bicha gorda e peluda que não se mistura.
Não há uma ação nossa em favor de alguma coisa, nosso nome não aparece no jornal como militância, não lutamos por nada, não desejamos nada, não somos referência de nada, ninguém conhece e entende nossos gostos.
Quem está inserido no movimento não sabe quem é quem, nem sabe exatamente o que faz no meio dos ursos, nem pra que o movimento serve e nem sabe se isso tudo serve realmente para algum coisa.

Agora o SIM:

Sim, existe movimento Ursino no Brasil, existem sites e blogs específicos para urso, existem lugares próprios para quem se identifica com a comunidade. Existem os BEARcontros, onde os ursos se reúnem para se conhecer. Existem algumas idéias que são parte desse segmento, como a questão da sutileza ou discrição, por assim dizer, com relação a sexualidade e um padrão de comportamento por trás de todo esse contexto, como por exemplo, a valorização do comportamento masculino, ainda que esse seja um fator em discussão.

MAS:

Mas esses fatores ainda não são definidos aqui no Brasil, pois ainda não se sabe ao certo o que realmente é ser um Urso, o que é muito diferente dá idéia que se tem dos Ursos no exterior, onde são identificados por todos na sociedade independente ser gay ou não.

O que pode comprovar essa pré-existência do Movimento Ursino são os vários grupos existentes espalhados pelo pais, os grupo na internet, o site ursos.com, a própria AMBEAR e as outras revistas especificas para urso.

O movimento Ursino só não está consolidado  no Brasil por causa da desunião do movimento. Existem muitos grupos de ursos que vivem em regime fechado, não há uma abertura para a presença do novo, o que parece ser reflexo de uma vaidade, já que em outros meios a beleza do urso não é valorizada e no meio ursino é valorizada até demais, e em algumas vezes temos a impressão de que ser urso é somente uma questão de tipo físico.

Mas "Ser Urso" vai muito mais além disso. O movimento é a escolha dos homens que se sentem deslocados nos outros meios gays. Quem querem conhecer homens com cara e jeito de homem.

Assim o movimento se torna a porta de entrada ou de saída, digamos, para muitos homens que gostam de homens e estão no armário, por não se identificarem com um comportamento mais exagerado.

O que se pode esperar que é um dia, talvez, quem sabe, o movimento torne-se referência de comportamento gay. Não que sejamamos menos nem mais que outros grupos, mas que seja conquistado assim como em outros países o espaço da comunidade ursina como um novo estilo de vida gay e um modo de ver as coisas. Pode- se dizer que o movimento caminha para uma unificação que ainda está em processo, isso dependerá de cada um de nós.


Wooof!

2 comentários:

Anônimo disse...

Pra mim o movimento ursino surgiu no meio gay, nunca tinha pensado pelo lado hétero de um movimento deste tipo.
Também vale ressaltar que existem sim ursos afeminados, e que estes são muitas vezes "excluídos" do grupo dos Ursos por não condizer com o comportamento dos outros.
Outra idéia que me incomoda é o grupo fechado de ursos; reconheço o movimento e tenho interesse e atração por homens deste meio, mas existe aquela barreira em que os homens que não são ursos (afeminados ou não) não devem se relacionar com um deles, pq o grupo é fechado :// E aí se existem ursos que gostam de homens diferentes, magros, ou sarados, ou afeminados, eles se sentem inseguros em ir de acordo com a sua vontade pela reprovação do resto do grupo?? é dificil

@3Ck disse...

Eu não sei pq não participo de grupo algum mas pelo o que o colega aí em cima falou, temos um preconceito dentro do próprio mundo GLS? Entre os ursos para com os ursos? Dos ursos para com os demais gays? Foda.
O bom seria nos unirmos como um todo e lutar por igualdade e respeito mas o que vemos pelo o que me parece é a criação de vários nichos dentro de um nicho[GLS] e preconceito entre estes nichos... Triste.