terça-feira, 5 de abril de 2011

Rótulos


Muito se discute sobre "rótulos", pois como se diz por aí "definir-se é limitar-se". Quando se demarca limites, perdemos algumas coisas, mas também ganhamos outras. Perdemos companhias, possíveis namorados, perdemos contatos e oportunidades.

Mas limitar-se, definir-se, não é de todo mal. 

Saber o que se gosta e o que não se gosta é de extrema importância para uma vida de qualidade. Estar integrado com o meio onde se vive, assumir papéis e gostos, expressar vontades e idéias, tomar partido é um direito de cada um.

O termo "homossexual" é um rótulo, assim como "heterossexual", mas esses termos não deixam de ter a sua utilidade. Designam uma idéia, delimitam um grupo de pessoas e suas preferências.

Definir-se não necessariamente significa limitar-se. Definir-se é uma maneira de mostrar de localizar-se, conhecer e mostrar os gostos pessoais.

Não nos limitamos quando nos definimos. Nos limitamos quando nos fechamos, cruzamos os braços,olhamos somente para o próprio umbigo. Nos limitamos quando não aceitamos nada que seja novo, quando desistimos.

Quando nos definimos, construímos e mostramos o que somos, e assim conquistamos nosso espaço, que pode ser compartilhado com qualquer outro tipo de pessoa, seja ela diferente ou não.

Ou seja. Qual é o problema em ser um "Urso"? Em usar esse termo para identificar-se no meio gay e na sociedade? 

Não é uma limitação, mas sim uma demarcação de território e preferências.

Gosto é gosto. Eu sou eu, você é você, nós somos nós.

Mas ainda assim, muitos de nós acreditamos que o uso te termos como Bear, Chaser, etc. cria limites, mas é uma questão de gosto. 

Ser for assim, o heteros são limitados por gostarem somente do sexo oposto e nós, gays de uma maneira geral, somos limitados por gostarmos somente do mesmo sexo. 

Ninguém é "obrigado a ser livre", somos livres para fazermos nossas escolhas e termos nossos gostos. 

Mas a questão do rótulo é complicada pois existem diversas opiniões e maneiras de ver esse tema.


Qual a sua opinião sobre esse assunto? Deixe seu comentário.


WOOOOOOOOOOOOOOOOOOOF 

Outros post que você poderá gostar:

2 comentários:

Anônimo disse...

sensacional, realmente que define não se limita...

cubcub disse...

Rótulos são um """"""mal""""" necessário. É melhor tê-los do que não tê-los. Hoje em dia, não se tem mais aquelas mega-ideologias, então deixem os rótulos em paz. Pra mim, eles servem de 'inspiração' pra x ou y, não uma regra totalmente inflexível.

Bjo e abraço, o/